quinta-feira, 2 de julho de 2015

Leitura e opinião sobre "Ações Comuns, Lucros Extraordinários"

Olá pessoal!

Hoje estou passando por aqui para falar um pouco sobre o último livro que eu li, "Ações comuns, lucros extraordinários" do grande Philip Fisher que foi um dos primeiros e principais investidores fundamentalistas do mercado de ações.

Infelizmente hoje ele já não está mais entre nós e uma das partes mais interessantes do livro é no começo, aonde o filho dele fala um pouco mais sobre a vida pessoal dele e tudo mais, mas nada que venha a interessar a vocês...

"O mercado de ações está cheio de indivíduos que sabem o preço de tudo, mas o valor de nada" - Philip Fisher


Tenho que confessar que não é bem o meu estilo de livro e achei ele uma leitura "chata", mas é o propósito do livro mesmo ser algo mais teórico e o Philip Fisher segundo o próprio filho era alguém mais frio e sem muitas habilidades sociais, o que explica também o "formato" do livro.

Bom, mas vamos lá então falar um pouco mais sobre o livro. Eu achei os ideais do Philip Fisher bem válidos e bem parecidos com os meus, que eu aprendi no site do Bastter. É um cara bem fundamentalista que implica na questão de escolher boas empresas, com lucros crescentes e boa governança.

O livro foi escrito em 1958, ou seja, de lá pra cá muita coisa mudou, temos muito mais recursos para analisar as empresas e as próprias empresas são mais transparentes, facilitando o trabalho do investidor.

Por ser mais antigo, muita coisa tem que ser levada em conta e sabiamente "atualizada" dentro dos conceitos de cada um. No meu caso o livro não foi extremamente útil mas reforçou as minhas ideias, mostrando que desde a época de Philip Fisher o mais importante é investir em empresas que realmente tenham valor.

Não recomendo o livro para iniciantes por ser uma leitura mais teórica e um tanto complicada, mas vou falar sobre o principal conceito que me fez refletir e que até então não batia com meus ideais.



Na parte que fala mais sobre dividendos no livro, o autor propõe que a maioria dos investidores é fascinado por receber dividendos por ver parte do capital investindo retornando e nós sabemos que realmente é muito bom receber alguns trocados de dividendos em nossa conta.

Essa questão faz muita gente acabar escolhendo algumas empresas pelo pagamento dos dividendos, porém, muitas vezes uma empresa que paga menos dividendos e foca parte dos lucros para reduzir custos, descobrir novos processos, pesquisas de novos produtos e outros afins pode ser muito mais vantajosa para o pequeno investidor no longo prazo.

E você, costuma dar preferência para os dividendos no curto prazo ou para uma maior valorização do seu investimento no longo prazo?

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário